Inoculante para soja: conheça benefícios e características
O inoculante é um insumo biológico que apresenta diversos benefícios para a produção de soja. A principal função desta tecnologia é promover a fixação biológica de nitrogênio (FBN), um processo natural em que bactérias fornecem nitrogênio (N) para as plantas de soja e melhoram as características químicas, físicas e biológicas do solo.
A adoção da FBN por meio dos inoculantes otimiza o custo de produção do sojicultor, e contribui para a redução de emissão de gases do efeito estufa (GEE). Por este motivo, os inoculantes são considerados indispensáveis para a sustentabilidade da produção de soja no Brasil.
Continue esta leitura e conheça os benefícios e características do inoculante para soja.
O que são os inoculantes
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) explica que o inoculante é um produto que contém grande quantidade de bactérias benéficas para as lavouras. Este insumo pode ser adquirido em forma líquida ou turfosa.
Existem recomendações de inoculantes para os cultivos mais relevantes do país, como arroz, trigo, milho, feijão e soja. Os inoculantes recomendados especificamente para a cultura da soja são formulados a partir de bactérias do gênero Bradyrhizobium e, em alguns casos, de Azospirillum.
De acordo com a Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANAPII), o Brasil utilizou mais de 130 milhões de doses de inoculantes em 2022. Ainda segundo a associação, 80% dessas doses foram aplicadas em lavouras de soja.
Como utilizar o inoculante para soja
O inoculante serve para induzir a interação entre o solo, a semente e as bactérias. Sendo assim, é preciso realizar a inoculação de sementes, procedimento em que o produto inoculante é aplicado nas sementes ou no sulco de semeadura.
Conforme a EMBRAPA, as principais formas de inoculação de sementes de soja são:
Tratamento de sementes
O tratamento de sementes é indicado para inoculantes líquidos e turfosos. Uma das opções mais eficientes para este procedimento é o tratamento de sementes industrial (TSI). Ao fim do procedimento, as sementes devem secar na sombra.
Aplicação no sulco de semeadura
O inoculante em forma líquida é o produto adequado para ser aplicado no sulco de semeadura.
Para proteger a viabilidade das bactérias fixadoras de nitrogênio, a inoculação das sementes só pode ser realizada após o tratamento de sementes com defensivos.
Dicas para inocular sementes de soja
A inoculação é um procedimento que envolve organismos vivos e, por isso, deve ser realizada com muito critério. Para evitar prejuízos ou ineficiência na fixação de nitrogênio, é fundamental seguir as recomendações de dose e boas práticas apresentadas pelo fabricante do inoculante.
Confira algumas dicas para realizar uma boa inoculação de sementes de soja:
Planeje o plantio com foco na inoculação de sementes
Os inoculantes devem ser utilizados minutos antes do plantio para proteger a longevidade das bactérias e a efetividade da inoculação. Além disso, o plantio deve ser realizado quando o solo apresenta umidade adequada para a germinação da semente.
Atenção com a inoculação em áreas nunca cultivadas
Neste cenário, a dosagem de inoculantes pode triplicar. A aplicação de cobalto e molibdênio via foliar também é recomendada em casos como esse.
Aplicação de inoculantes via foliar
Pode ser necessário realizar aplicação de inoculantes via foliar para introduzir bactérias na lavoura durante a safra. Lembre-se que a penetração do produto no solo é mais fácil em dias chuvosos.
Realize a re-inoculação anualmente
O procedimento de re-inoculação ocorre em uma área onde as bactérias foram introduzidas na safra anterior. De acordo com ensaios da EMBRAPA, há registros de ganhos médios de 8% ao ano com esta prática.
Escolha o produto de melhor qualidade
Apenas inoculantes registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) dentro do prazo de validade devem ser utilizados.
Utilize equipamentos adequados
Os equipamentos utilizados na inoculação devem garantir a distribuição uniforme do produto na semente ou no solo.
É importante reforçar que a escolha do inoculante ideal para a lavoura de soja deve ser baseada nas condições climáticas da região produtora, no histórico da lavoura e na análise de solo.
Como acontece a fixação biológica de nitrogênio
A FBN começa quando as sementes de soja inoculadas germinam. A partir desse momento, as bactérias fixadoras de nitrogênio passam a interagir com as raízes das plantas.
Durante a FBN, as bactérias presentes nos inoculantes penetram nas raízes das plantas de soja através dos pelos radiculares, e induzem a formação de nódulos. Dentro dos nódulos, as bactérias começam a converter o nitrogênio capturado do ar em amônia, uma forma de nitrogênio que as plantas assimilam com mais facilidade.
No final desse processo, a planta de soja passa a absorver o nitrogênio disponibilizado pelas bactérias em doses adequadas para se desenvolver.
Benefícios do inoculante para soja
Os benefícios dos inoculantes impactam o agricultor, a saúde do solo, o meio ambiente e as plantas de soja. Além disso, graças aos inoculantes é possível realizar a FBN, que é uma das práticas de agricultura de baixa emissão de carbono.
Conheça os benefícios do inoculante para soja:
Oferta de nitrogênio de forma natural
A soja é uma das culturas que mais demanda nitrogênio. No entanto, os inoculantes viabilizam a FBN, que é capaz de disponibilizar o nutriente em doses que atendem as necessidades da planta e melhoram a fertilidade do solo.
Redução da emissão de gases do efeito estufa
A produção e a aplicação de fertilizantes nitrogenados contribuem para a emissão de gases de efeito estufa. Ao utilizar os inoculantes, é possível reduzir e até dispensar a necessidade de aplicação desses fertilizantes no cultivo da soja.
Redução nos custos de produção da soja
Além de reduzir as despesas com fertilizantes nitrogenados, os inoculantes são insumos baratos.
Produtividade
De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), a inoculação de sementes de soja com Bradyrhizobium pode gerar um incremento de produtividade de até 1,8 sacas por hectare. Enquanto a coinoculação com bactérias Bradyrhizobium e Azospirillum pode aumentar em até 5,6 sacas por hectare.
Economia na produção de soja
Conforme a EMBRAPA, os produtores de soja economizam US$ 7 bilhões com fertilizantes anualmente ao utilizar inoculantes.
Além de gerar esses benefícios, o inoculante para soja aumenta a resistência das plantas a estresses climáticos, como períodos de seca.
Cultivares de soja Bayer
Para obter os benefícios da inoculação de sementes é importante escolher cultivares adaptadas à região produtora. Cultivares não adequadas podem receber nitrogênio das bactérias, mas não conseguem refletir os incrementos da inoculação ou co-inoculação.
Para selecionar cultivares de soja que atendem às diferentes regiões produtoras do país, conheça o portfólio de sementes das marcas MONSOY® e AGROESTE®, da Bayer:
AGROESTE®
Com mais de 50 anos de atuação, a AGROESTE® une expertise técnica e conhecimento de campo para oferecer sementes com tecnologia e genética de alta qualidade. Clique aqui e saiba mais sobre o portfólio da marca.
MONSOY®
A MONSOY® conta com a maior estrutura de estações de pesquisa do país e um time notável de PHDs para entregar a melhor genética dentro de cada semente de soja. Clique aqui e conheça os produtos da marca.
Saiba mais sobre como realizar o manejo eficiente da lavoura de soja no Impulso Cast EP. 15: