Blog do Agro

Qual é a melhor hora de aplicar o fungicida sistêmico na lavoura?

A umidade relativa do ar precisa estar acima dos 50% e você precisa analisar outras condições climáticas antes de definir o horário da aplicação dos fungicidas25 de julho de 2022
Imagem de pulverizador na lavoura

Os fungos são uma das principais causas de dores de cabeça aos agricultores na hora de pensar em aplicar os fungicidas sistêmicos. Afinal, esses microrganismos são uma verdadeira porta de entrada para doenças que, se não forem controladas, podem causar prejuízos em uma safra inteira.

É por isso que você deve entender qual é a hora certa de aplicar cada tipo de fungicida na lavoura. Essa decisão do momento certo, assim como o uso do produto correto, são fundamentais para a produtividade do campo

Principais tipos de fungicidas

Os fungicidas são defensivos agrícolas que podem ser divididos em 3 categorias: fungicidas protetores, erradicantes e sistêmicos. A hora certa da aplicação do fungicida depende, como você verá a seguir, das especificações de cada um.

Leia também: Mofo branco: o que é e como identificar


Como agem os fungicidas protetores?

Máquina agrícola na lavoura

Também conhecido como fungicida de proteção ou fungicida de contato, ele cria uma barreira de proteção na superfície de folhagens e sementes. Além disso, ele também atua no solo, eliminando os fungos que poderiam se alastrar para outras partes da planta.

Isso quer dizer que este defensivo agrícola previne a penetração desses microrganismos pelos esporos e tubos germinativos, no estágio de desenvolvimento da planta.

O produto age em meio aquoso e se espalha facilmente pela superfície a ser protegida, de modo a criar uma camada necessária de combate aos patógenos.

Os defensivos agrícolas que fazem parte dessa categoria devem ser aplicados, portanto, antes da penetração do fungo.


Fungicida erradicante

Imagem de folha sendo atacada por fungicida

Os fungicidas erradicantes agem diretamente sobre o microrganismo, de modo a eliminar o patógeno de diferentes partes das plantas ou do solo. Isso quer dizer que ele pode ser usado nos seguintes contextos:

  • durante o tratamento e fertilização do solo;
  • no tratamento de sementes;
  • ao longo do inverno, mais precisamente no período em que as plantas entram em repouso vegetativo.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), esse tipo de defensivo agrícola auxilia no controle de insetos, nematóides e plantas daninhas.

Diferente do fungicida de proteção, o produto erradicante, como o próprio nome sugere, pode ser aplicado quando o fungo já se instalou na cultura.


O que é fungicida sistêmico?

Imagem de folha com pigmentos amarelos

Esse tipo de defensivo agrícola se diferencia dos demais pela capacidade de alastramento para locais distantes do da aplicação. Além disso, ele atua inibindo a ação do fungo em diferentes partes da planta e também no solo.

Vale dizer que os fungicidas sistêmicos também podem ser erradicantes, já que podem ser aplicados quando o produtor identificar os sintomas de doenças causadas por fungos em sua cultivar.

Eles possuem alta capacidade hidrossolúvel, o que faz com que suas propriedades penetrem na planta e sejam facilmente absorvidas. Eles se instalam no interior do vegetal e inibem o desenvolvimento de lesões.

É importante que você saiba que os tipos de fungicidas químicos não devem ser usados como método de prevenção. Ao contrário dos protetores, eles não criam uma barreira de proteção. Porém, atuam como inibidores de fungos no interior da planta


Existe a hora certa de aplicar fungicidas?

Imagem de colheitadeira no campo

Além de investir em um tipo de produto mais apropriado para as necessidades de cada cultivar, é importante saber como e quando aplicar o fungicida. Um bom planejamento faz toda diferença no resultado.

Um dos aspectos que determinam a eficácia do produto é a tenacidade, ou seja, a capacidade do fungicida permanecer no local onde foi aplicado. Excesso de chuva, assim como o excesso de calor, podem comprometer a adesão do defensivo.

É por isso que o ideal é que ele seja aplicado sob as seguintes condições:

  • dias em que a temperatura esteja entre 28 e 30 graus;
  • período em que a umidade relativa do ar esteja entre 50% e 90%;
  • velocidade do vento entre 3 e 10 km/h.

Com esses dados em mente, a hora certa de aplicar fungicidas vai depender de cada região. Por isso, é importante observar os 3 requisitos para tomar a melhor decisão.

De acordo com Ulisses Antuniassi, professor de Agronomia da Unesp de Botucatu (SP), as gotas do produto evaporam quando a temperatura está alta demais com a umidade está muito baixa.

Geralmente, entre 12h e 17h, a tendência é que o clima fique mais seco e a temperatura fique elevada. Durante esse período, não é aconselhável aplicar fungicida justamente porque o produto pode não ser absorvido em sua totalidade.

O oposto também é verdadeiro. Períodos chuvosos impedem que o defensivo, já que ele não tem tempo suficiente para aderir às plantas. De acordo com Ulisses Antuniassi.


Qual o melhor horário para aplicar fungicida?

Considerando todas as condições mencionadas, o ideal é seguir com a aplicação do fungicida na lavoura entre 6h e 11h.

Mas, posso aplicar fungicida à noite? Você pode aproveitar o período noturno, quando o clima está mais ameno, mas é importante evitar os finais da madrugada, quando há a formação de orvalho, que pode impedir a penetração do produto.

Lembre-se de considerar a eficácia dos produtos para proteção de cultivos. Tão importante quanto saber a hora certa de aplicar fungicida é investir em defensivos agrícolas de qualidade, registrados pelos órgãos competentes e liberados para uso. Aproveite e confira a nossa categoria de fungicidas para as mais diversas culturas!



exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.