Como estimar a produtividade do milho
Conheça os componentes de rendimento do milho e o cálculo para estimar a produtividade da safra antes da colheita.12 de junho de 2023 /// 7 minutos de leituraConheça os componentes de rendimento do milho e o cálculo para estimar a produtividade da safra antes da colheita.
Estimar a produtividade do milho por hectare é fundamental para o sistema produtivo da fazenda como um todo. Com esta informação, é possível planejar a operação de colheita assertiva e avaliar qual será a demanda logística para escoamento ou estocagem da produção.
A estimativa de produtividade também pode apontar se os investimentos realizados na lavoura se pagam e até mesmo prever quando e quanto grão vender.
Para estimar a produtividade do milho é necessário reunir algumas informações. Os principais dados são o histórico de manejo da lavoura e os componentes de rendimento do milho.
Quer conhecer os componentes de rendimento do milho, e algumas formas de estimar a produtividade do milho por hectare? Então continue esta leitura.
O que são componentes de rendimento do milho?
Os componentes de rendimento do milho são os fatores que influenciam a produção de grãos por unidade de área cultivada.
A seguir, veja os principais componentes de rendimento da cultura do milho.
Número de plantas por hectare
O número de plantas por hectare é um dos principais componentes de rendimento da cultura do milho, pois está diretamente relacionado com a produção de grãos.
Seguir as recomendações técnicas de população final/ha de cada híbrido é a melhor forma de chegar no teto máximo de produção de grãos. No entanto, é importante ressaltar que o espaçamento entre as plantas deve ser adequado e correlacionado com a população para garantir um bom desenvolvimento da lavoura.
Geralmente, cada híbrido de milho apresenta uma recomendação de plantas por hectare específica. Esta informação é apresentada pela empresa detentora da semente, e deve ser seguida para evitar prejuízos.
Número de espigas por planta
O número de espigas por planta também é um fator importante que influencia a produção de grãos.
É comum que cada planta de milho produza uma ou duas espigas, mas em condições ideais de cultivo, alguns híbridos podem produzir até quatro espigas por planta.
Neste contexto, é importante selecionar híbridos de milho que apresentem boa uniformidade de número de espigas por planta.
Número de grãos por espiga
Cada híbrido apresenta uma espiga de milho com características diferentes. Entre as principais diferenças, estão o número de grãos por espiga. É possível identificar esse número contando os grãos de uma fileira, e multiplicando a quantidade pelo número de carreiras em torno da espiga. Cada carreira representa uma fileira da espiga.
Peso dos grãos
Em geral, os grãos mais pesados produzem mais massa de grãos por área cultivada. O peso dos grãos é influenciado por vários fatores, como a fertilidade do solo, o manejo da cultura e as condições climáticas.
Como coletar informações para estimar a produtividade do milho?
Antes de calcular a estimativa, é necessário realizar adequadamente a coleta das amostras no campo.
Escolher as áreas representativas de um talhão com boa uniformidade para coletar essas amostras é importante e fundamental de modo que elas representem o todo.
Em áreas com híbridos diferentes, o processo de coleta deve ser realizado para representar cada híbrido cultivado.
Quanto mais amostras forem coletadas na área, mais precisa será a estimativa.
Entenda como coletar as amostras para estimar a produtividade do milho:
Contagem de plantas por hectare
Essa contagem pode ser feita manualmente ou com o auxílio de ferramentas digitais, como drones ou imagens de satélite.
É importante que a contagem seja feita em diferentes pontos da área cultivada, para garantir uma estimativa mais precisa.
Como alternativa eficiente para esta contagem é se basear no mapeamento da lavoura. O histórico de produtividade de talhões, ou tipos de híbridos cultivados na lavoura, também podem ser utilizados como referência.
De modo geral, cada híbrido é cultivado com uma população de plantas específica, e este dado deve estar documentado no planejamento da safra.
Contagem de espigas por planta
Em seguida, a contagem de espigas pode ser feita manualmente, cortando algumas plantas ao acaso e contando o número de espigas em cada uma delas.
É importante que essa contagem também seja realizada em diferentes pontos da área, considerando as manchas de solo ou os diferentes híbridos cultivados.
É recomendado que seja coletada uma espiga a cada 2 ou 6 hectares.
Pesagem dos grãos
Por fim, é necessário pesar os grãos produzidos por área cultivada.
A recomendação é retirar os grãos das espigas coletadas e colocá-los em uma balança. Os grãos de cada espiga coletada devem ser pesados isoladamente. Depois, o peso de todas as amostras deve ser somado.
Basicamente, se foram coletadas 10 espigas na área de amostragem é necessário pesar os grãos dessas 10 espigas separadamente. Na sequência o valor da pesagem é somado, e dividido pelo número de espigas coletadas.
Neste exemplo, a conta ficaria assim:
Espiga 1 = 180 g.
Espiga 2 = 170 g.
Espiga 3 = 165 g.
Espiga 4 = 175 g.
Espiga 5 = 174 g.
Espiga 6 = 182 g.
Espiga 7 = 162 g.
Espiga 8 = 171 g.
Espiga 9 = 184 g.
Espiga 10 = 169 g.
Peso médio dos grãos: 1,734 kg / 10 = 170 g.
Como calcular a estimativa de produtividade do milho por hectare?
Com o número de plantas por hectare e o peso médio de grãos, é possível calcular a estimativa de produtividade do milho por hectare.
O cálculo para estimar a produtividade pode ser feito utilizando a seguinte fórmula:
Produtividade = (Número de plantas por área x Número médio de espigas por planta x Peso médio dos grãos por espiga) / 60 kg (peso do saco de milho).
O resultado será em sacos de 60 kg por hectare.
Exemplo de cálculo de estimativa de produtividade do milho
Em uma área cultivada de 1 hectare temos 55.000 plantas. A média de espigas por planta é 1,3 espigas, e o peso médio dos grãos é 0,170 kg.
Com esses valores, o cálculo fica assim:
Produtividade = (55.000 plantas/ha x 1,3 espigas/planta) x 0,170 kg)
Resultado = 12.155 kg/ha.
Conversão para sacos: 12.155 / 60 (kg do saco de milho) = 202 sacos/ ha.
É importante ressaltar que essa é uma estimativa e que a produtividade real pode variar de acordo com diversos fatores, dentre os quais; o clima, o manejo da cultura, a qualidade do solo, entre outros.
FieldView e a produtividade do milho
FieldView é a ferramenta digital da Bayer que auxilia produtores no manejo de todos os talhões da propriedade, do plantio à colheita. Além disso, a tecnologia pode ajudar, e muito, no monitoramento da produção, e na estimativa de produtividade.
Como o FieldView armazena dados da lavoura e o histórico de produtividade, é possível poupar tempo na hora de realizar o levantamento de informações para calcular a estimativa de produtividade da cultura.
A tecnologia também é capaz de monitorar a colheita do milho direto do maquinário, em tempo real. Os dados apresentados durante a operação podem ser confrontados com as estimativas de produtividade, oferecendo ao agricultor uma base de informação de qualidade para o planejamento das próximas safras.
Clique aqui para saiber como FieldView pode te ajudar a produzir milho, soja, algodão e outras culturas comerciais.