Tecnologias digitais ganham força no campo!
Confira um estudo que demonstra a aplicação dessas soluções na agricultura. Veja também os destaques da Agrishow 2023 e mais notícias do agroConfira um estudo que demonstra a aplicação dessas soluções na agricultura. Veja também os destaques da Agrishow 2023 e mais notícias do agro
Na semana em que acontece uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, a Agrishow, em Ribeirão Preto, SP, o estudo Guia do Milho analisou o engajamento do campo em relação à agricultura digital. A pesquisa mostrou que três a cada quatro profissionais que atuam no setor utilizam essas ferramentas nas atividades diárias. Metade dos agricultores respondeu que utiliza softwares para monitoramento das lavouras, enquanto 25% deles utilizam para acompanhar as previsões climáticas, outros 18,8% recorrem à agricultura digital para o seguro rural e em torno de 6,2% para hedge na bolsa de valores.
Projeto da Bayer impulsiona transformação digital no campo
Ainda falando em agricultura digital, a Bayer tem uma novidade para os produtores rurais! A partir de agora, dados e ferramentas digitais vão viabilizar operações de barter, tudo pela transformação digital no campo. O projeto Barter+ Powered by Fieldview busca personalizar as transações feitas por meio dessa modalidade de crédito, de acordo com a sua produtividade. "Depois do sucesso do piloto que realizamos na última safra, o Barter + será ampliado para a safra 23/24. Nosso objetivo é olhar para o agricultor de forma customizada, valorizando seu potencial tecnológico e seus dados reais de produtividade. A transformação digital é um pilar muito importante na Bayer e isso nos desafia a atender nosso cliente de forma cada vez mais personalizada, solucionando problemas e melhorando a eficiência das nossas operações", afirma Pollyana Morais, Head de Commodities e Barter na Bayer. Para participar desta iniciativa pioneira no mercado, procure um representante Bayer em sua região para mais informações.
Comércio de máquinas agrícolas
No segmento de máquinas agrícolas, o primeiro trimestre de 2023 fechou em baixa quando o assunto é a comercialização. Foram 17,5 bilhões de reais, uma queda de 15% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). O professor Marcos Fava Neves explica essa baixa na venda de máquinas agrícolas e fala sobre o comportamento esperado para os próximos meses. "A perspectiva que eu vejo é de melhoria. Tivemos um período pós-eleitoral com um pouco de desconfiança, mas no caminhar da economia brasileira, essa desconfiança vai sendo desfeita. Além disso, há o problema da taxa de juros extremamente alta, o que dificulta a questão dos financiamentos. Mas direto aqui da Agrishow, estou confiando em um segundo semestre melhor e sentindo um pouco mais de otimismo. Aliás, produtividade, construção de valor e tecnologia estão sendo alguns dos principais assuntos aqui da Agrishow", comentou o Doutor Agro.
Começa a colheita da safra de café
Os produtores de café começaram a colheita da safra 2023/24. Segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em meio às preocupações relacionadas ao clima nos cafezais, os trabalhos estão progredindo de forma gradual. Contudo, as negociações ainda estão em ritmo lento, visto que os preços não estão em patamares desejáveis.
Giro de notícias do agro
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou um novo cancelamento de compras de milho americano pela China. Com o avanço da safrinha no Brasil, os asiáticos esperam adquirir o cereal brasileiro em preços mais competitivos. No Brasil, o Ministério da Agricultura publicou uma atualização do Zoneamento Agrícola da soja para dez estados produtores. A medida altera as áreas de períodos para semeadura da cultura. Por fim, o Reino Unido deve retomar importações de carne de frango do Brasil. As operações estavam suspensas desde 2017 e devem gerar receita de 60 milhões de dólares à balança comercial brasileira, de acordo com a ABPA.
Agenda da semana
E aí, amigo produtor, já reservou sua agenda para participar do lançamento do Fox® Supra? Esse é o novo fungicida da Bayer, com proteção potencializada de dois ingredientes ativos que entregam alta performance no controle de doenças. Os lançamentos estão acontecendo por todo o Brasil, então confira os detalhes dos eventos na cidade mais próxima da sua região e participe. Aproveite essa oportunidade de conhecer mais uma tecnologia para impulsionar os seus resultados no campo!
Para a próxima semana, o Doutor Agro destaca os principais pontos que os produtores devem acompanhar:
- Clima nos Estados Unidos e desempenho de plantio nas lavouras
- Segunda safra de milho no Brasil
- Setor da cana e a proposta de aumento na mistura de etanol anidro na gasolina
- Flutuação cambial
- Resultados da Agrishow