Impactos das chuvas na safra de grãos do Brasil
Chuvas retornam ao Centro-Sul do país. Acompanhe os impactos nas safras de soja e trigo, entre outros destaques do agro25 de outubro de 2024 /// 8 minutos de leituraAs chuvas começaram a se espalhar de forma mais ampla em grande parte do Brasil nas últimas semanas, o que gera condições mais favoráveis para o plantio da soja, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Porém, mesmo com a semeadura mais acelerada na última semana, as operações ainda estão atrasadas em relação ao último ciclo.
Até o dia 20 de outubro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que 17,6% das áreas destinadas à soja haviam sido plantadas, contra 28,4% no mesmo período do ano passado. São 10,8 pontos percentuais a menos. Na semana anterior, o percentual de plantio era de 9,1%, demonstrando um avanço significativo em uma semana.
A estimativa de produção recorde da oleaginosa na safra 2024/2025, com um aumento de 12,7%, sendo 166,1 milhões de toneladas, vem em conjunto com o crescimento de 2,8% na área, chegando a 47,3 milhões de hectares. Isso resulta em uma produtividade maior do que a obtida na última safra.
Perspectivas para o trigo
Se por um lado as chuvas contribuem para o andamento da safra de soja, para o trigo, o cenário é diferente. O excesso de umidade durante a colheita do cereal trouxe preocupação aos produtores. No Rio Grande do Sul, vários moinhos devolveram cargas por conta de baixas classificações. No Paraná, além dos dias sucessivos de umidade, a safra de trigo já havia sido prejudicada pela estiagem, altas temperaturas e geadas.
Esses problemas climáticos também impactaram a estimativa de produção nacional do cereal. A projeção inicial de 10,2 milhões de toneladas chegou a cair para 8,3 milhões de toneladas, segundo a Conab. Já o progresso da colheita, até o dia 20 de outubro, era de 47,7% das áreas colhidas, frente a 59,2% na mesma época em 2023, configurando também um atraso nas operações.
"Mesmo com esse atraso das chuvas, que finalmente vieram, a expectativa para a safra 2024/2025 é extremamente boa. Primeiramente porque tivemos previsibilidade, com preços dos insumos e dos grãos estáveis e, ainda, a previsão de aumento de área, que vai significar para o Brasil um resultado muito bom, com 1,5 milhão de hectares a mais plantados em relação à safra anterior. Nossa principal preocupação agora, já que o clima aparentemente será favorável para a primeira safra, é o milho segunda safra. Em alguns locais, o plantio começará atrasado devido à demora nas operações da soja", analisa o professor Marcos Fava Neves comenta o andamento da safra de grãos no Brasil.
Última chance do ano para resgatar uma viagem nacional do Impulso Bayer!
Prepare-se! No dia 28 de outubro tem o último resgate do ano da experiência de viagem nacional do Impulso Bayer. Desta vez, será na sede da Bayer, no Rio de Janeiro.
Você, cliente quatro e cinco estrelas, vai ter a chance de resgatar uma vaga para conhecer o nosso centro de pesquisa, e ainda desfrutar de passeios incríveis no Cristo Redentor e no Maracanã. O resgate de viagem será às sete horas da noite, horário de Brasília.
Giro de notícias
As exportações de suco de laranja estão em queda. No primeiro trimestre da safra 2024/2025, as vendas externas foram 26% menores em relação ao ciclo anterior. A restrição da oferta valoriza o produto e preocupa sobre o consumo.
A seca prolongada e incêndios em canaviais no Centro-Sul do país resultaram no aumento da incidência de pragas e surgimento de doenças. A moagem de cana desta safra deve totalizar 593 milhões de toneladas, uma quebra de mais de 9%.
Bayer é destaque em prêmio de inovação
A Bayer levou, mais uma vez, o primeiro lugar na Categoria Agro, do ranking Cem Open Startups 2024. Este é o mais importante ranking da América Latina, que reconhece empresas e startups que se destacam em inovação aberta.
A Bayer também ficou entre as 26 corporações que mais investem nessa prática no Brasil.
Prêmio Mulheres do Agro reconhece a força feminina no campo
A cerimônia do Prêmio Mulheres do Agro aconteceu nesta semana, durante o Congresso Nacional das Mulheres do Agro, em São Paulo. A iniciativa é idealizada pela Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). O prêmio é um reconhecimento da força do trabalho feminino no campo!