Blog do Agro

Disparada nos custos de produção de hortifrútis

Acompanhe as novas estimativas de preços para o setor. Confira também o cultivo da cultura da batata, o aumento na oferta de fertilizantes e outras notícias do agro18 de julho de 2022

A alta nos custos dos fertilizantes para hortifrútis tem preocupado os produtores do setor. Na cultura do tomate inverno, usando como referência a cidade de Mogi Guaçu, no estado de São Paulo, os custos totais cresceram 27% entre 2021 e 2022. Só para os adubos utilizados na cultura, a alta foi de 75,5%. No caso da cebola, com base em preços praticados em Lebon Régis, em Santa Catarina, os custos totais cresceram 34%, justificados por uma alta de 63,4% nos preços de fertilizantes.

Os dados fazem parte de relatório divulgado pela revista Hortifruti Brasil.

Ainda falando sobre hortifrútis, Vinícius Ansbach, agente gerador de demanda da Bayer, foi até a propriedade do produtor Daniel Furman, em Água Doce, SC, para acompanhar o cultivo da batata. Vinícius explica que a cultura tem três estilos: para consumo, para a indústria (fritura) e a batata-semente, utilizada para os próximos cultivos.

"Na hora do plantio já definimos esses destinos para não ocorrer mistura de variedades", explica Daniel, enquanto mostra sua lavoura de batata-semente que é destinada ao replantio a partir do mês de julho, dando início a todo o ciclo novamente.

Aumento na oferta interna de fertilizantes

Mesmo com o aumento na oferta interna dos fertilizantes, os preços estão em alta. Em março, foram 2,9 milhões de toneladas entregues pela indústria aos agricultores, 13,7% maior do que o mesmo mês de 2021. O volume também é 16% maior que o mês anterior, fevereiro. Os dados são da Associação Nacional da Difusão de Adubos (Anda).

Na análise do professor Marcos Fava Neves, esse aumento na oferta pode reduzir os custos com esses produtos nos próximos meses. "O produto está chegando ao Brasil e, agora, com mais racionalidade, acredito que os preços tendem a cair. Os produtores vão aprender a usar melhor os fertilizantes, existem produtos alternativos também e temos esse fluxo chegando ao país, o que vai acalmar essa situação", observa o Doutor Agro.

Top 3 de destaques do agro

As contratações de crédito rural cresceram 18% na safra 2021/22, totalizando 253 bilhões de reais nos 11 primeiros meses do ciclo, segundo o Banco Central do Brasil.

Nas exportações de trigo em 2022, o volume já superou o do ano passado. Até o final de maio, foram 2,5 milhões de toneladas embarcadas, de acordo com o Ministério da Economia.

Outro destaque é colheita do milho safrinha, que teve início mais cedo no Brasil e já conta com 3% das áreas com operações concluídas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento ( Conab).

Agenda da semana

Inovação e o futuro da agricultura tropical: este foi o tema do Fórum Aliança da Soja, realizado no dia 7 de junho, no Centro de Desenvolvimento de Produtos da Bayer, em Petrolina, PE. O evento faz parte do projeto Aliança da Soja, uma parceria entre a plataforma Intacta2 Xtend® e o Canal Rural, com o intuito de estimular discussões sobre temas técnicos, inovação e tecnologias para impulsionar os resultados dos agricultores e da agricultura brasileira. A transmissão completa do fórum está disponível no Youtube do Canal Rural. O projeto tem, ainda, um programa semanal na emissora.

Por fim, para a próxima semana, os pontos destacados pelo Doutor Agro para os produtores ficarem de olho são o clima, principalmente a chuva sobre a safra brasileira e americana; a economia; além das questões geopolíticas.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.