Blog do Agro

A larva-alfinete na batata

Ataques da larva-alfinete podem inviabilizar a comercialização da batata.15 de agosto de 2022 /// 3 minutos de leitura

A larva-alfinete, nome dado ao inseto Diabrotica speciosa durante sua fase larval, é uma das principais pragas da cultura da batata. Com cerca de 12mm de comprimento, esta praga perfura o tubérculo para se alimentar e acaba depreciando a comercialização da batata, o que impacta bastante na rentabilidade do produtor.

Acompanhe nosso texto e saiba mais sobre os impactos da larva-alfinete na cultura da batata e metodologias de manejo contra a praga.

A larva-alfinete

A larva-alfinete é apenas um dos diferentes estágios de desenvolvimento da D. speciosa, praga que causa impactos em culturas como milho, soja, tomate e batata durante todo o seu ciclo de vida.

De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a biologia e o ciclo do inseto são definidos da seguinte forma:

  • Postura de ovos
    As fêmeas colocam em média 400 ovos em rachaduras no solo. Eles são globulosos e amarelados, com cerca de 0,5 mm de diâmetro.
  • Incubação
    O período de incubação varia de sete a 14 dias, dependendo da temperatura.
  • Fase larval
    A duração da fase larval oscila de acordo com a temperatura, variando de 12 a 30 dias.
  • Fase pupal
    Enquanto pupa, a praga fica no solo por aproximadamente 12 dias. Depois desse período, os adultos emergem como “vaquinhas” - besouros que medem cerca de 5mm a 6mm e possuem seis manchas amarelas nas asas verdes e endurecidas.

Geralmente a vaquinha - D. speciosa adulta - chega na lavoura de batata após migrar de lavouras de milho, soja ou feijão em regiões próximas. A praga não causa problemas ao produtor de batata durante a fase adulta, mas sua presença na lavoura é um sinal de alerta para infestação de larva-alfinete a partir da postura de ovos.

Impactos da larva-alfinete na batata

Logo após a eclosão dos ovos de D. speciosa, a larva-alfinete se alimenta de estolões e tubérculos. Neste ato, a praga perfura a batata, criando galerias.

Quando infesta a lavoura de batata, a praga ataca a cultura em qualquer estágio de desenvolvimento a partir da tuberização.

Solos muito úmidos ou muito secos são desfavoráveis para a ocorrência da larva-alfinete.

As perfurações, ou galerias, que a larva faz na batata não reduzem a produtividade da cultura, mas afetam irreversivelmente a aparência do tubérculo atacado.

Como consequência do ataque da larva-alfinete, o produtor perde sua rentabilidade porque o produto perde muito valor no momento da comercialização.

Manejo da larva-alfinete na cultura da batata

O manejo da praga deve focar, especificamente, nas larvas de Diabrotica speciosa. Mesmo com adultos na área, o objetivo da operação é impedir que as larvas se multipliquem e se alimentem das batatas.

Neste contexto, o manejo mais realizado para controlar a praga é a pulverização de inseticidas no sulco de plantio.

No entanto, integrar inseticidas com algumas práticas preventivas pode aumentar a eficácia do manejo. Veja quais são elas:

  • Conhecer o histórico da lavoura para planejar compra de insumos.
  • Evitar plantar batata muito próximo de lavouras de milho ou soja.
  • Realizar preparo do solo antecipado.
  • Utilizar sementes tratadas com inseticidas.
  • Realizar monitoramento constante.
  • Aplicar inseticidas ao identificar adultos nas folhas da planta durante a safra.

Bulldock para o manejo da larva-alfinete na batata

Produtores de batata podem contar com Bulldock® 125 SC, o inseticida piretróide Bayer registrado para a cultura, que controla a Diabrotica speciosa.

Veja recomendações para fazer o melhor uso desta tecnologia:

  • Utilizar pulverizadores e volume de calda que possibilitem uma boa cobertura em todas as partes das plantas;
  • Realizar medidas adicionais de controle visando o manejo das larvas no solo;
  • Repetir a aplicação, caso seja necessário, com intervalo de 7 dias;
  • Realizar no máximo 4 aplicações por ciclo de cultivo;
  • Se forem necessárias mais de quatro aplicações, utilizar inseticidas de mecanismo de ação diferente do Bulldock® 125 SC.

Para tirar dúvidas sobre como realizar o manejo da larva-alfinete na cultura da batata utilizando Bulldock® 125 SC, entre em contato com um representante Bayer em sua região ou consulte um engenheiro agrônomo de confiança.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.