Inteligência Artificial (IA) a favor da citricultura: solução inovadora é apresentada pela Adroit Robotics
Com uso de sensor, tecnologia consegue levar ao produtor curva de maturação dos citros, taxa de queda, cubicagem, densidade foliar, altura das árvores e ausentes14 de setembro de 2022A Inteligência Artificial (IA) agora trabalha a favor da citricultura, uma área em que ainda eram escassas as startups do agronegócio. A agtech Adroit Robotics, que iniciou o desenvolvimento de suas tecnologias em 2016, tem trabalhado com IA através de sensores nos pomares para que os produtores tenham mais dados para tomada de decisão em suas propriedades.
No campo, os sensores da empresa fazem imagens regularmente nas entrelinhas dos pomares. Em seguida, essas imagens são levadas para um supercomputador onde a magia acontece. Ele faz a análise dos dados captados no campo e devolve ao produtor informações mensais para a melhor tomada de decisão. O objetivo final, claro, é ter melhores resultados.
Com a tecnologia inédita, é possível que o citricultor tenha a curva de maturação dos citros, densidade foliar, taxa de queda, cubicagem, altura das árvores e as árvores que estão ausentes em determinado talhão. A precisão dos dados fica próxima dos 95%, bem acima e melhor do que é feito normalmente com o uso de outros equipamentos.
“Estamos na citricultura, porém com conversas avançadas para iniciar a operação comercial na manga. Estamos estudando também a possibilidade de expandirmos a tecnologia para as amêndoas através de uma parceira estratégica, além de exportar a ferramenta para outras regiões como os Estados Unidos e a Europa”, explica Fábio Maeda, sócio e diretor da Agtech.
Habitualmente, as análises nos pomares são feitas através de imagens de satélite ou com drones. Porém, a precisão com essas tecnologias é bem menor do que com esta solução desenvolvida pela Adroit Robotics. Com essas imagens à distância, não é possível ver, por exemplo, as características das frutas para iniciar um manejo mais rapidamente e evitar perdas.
Os dados dos sensores ainda auxiliam quanto de solução o produtor precisa utilizar no manejo, já que conseguem dar a altura das plantas. A ação evita, por exemplo, desperdícios no uso de insumos. Os citricultores conseguem produzir mais e melhor. O uso da solução da Adroit Robotics é feito através de comodato e o produtor assina pacotes de acesso, conforme seu interesse.