Nematicidas
Sobre nematoides
Existem mais de 100 espécies e cerca de 50 gêneros de nematoides associados à cultura da soja. Esses parasitas atacam as raízes e a parte aérea das plantas, roubando nutrientes e impactando diretamente a produtividade e rentabilidade do agricultor.
Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN), os nematoides estão presentes em várias culturas e causam prejuízos estimados em R$ 35 bilhões. Só na soja, as perdas podem superar os R$16 bilhões por ano.
No Cerrado brasileiro existe grande ocorrência de nematóides, impactando a produtividade, pois além do sistema intensivo de cultivo, as características do solo como teor de argila têm um papel importante no fator de multiplicação dos nematoides.
Para que servem os nematicidas?
- Controle de nematoides: o principal objetivo dos nematicidas é reduzir a população de nematoides no solo, ajudando a controlar os danos causados por essas pragas às plantas.
- Prevenção de perdas na produção: ao controlar a população de nematoides, os nematicidas podem prevenir perdas significativas na produção agrícola causadas por danos às raízes das plantas.
- Melhoria na saúde das plantas: ao reduzir a pressão dos nematóides sobre as raízes, os nematicidas contribuem para o desenvolvimento saudável das plantas e sua capacidade de absorver nutrientes e água do solo.
Etapas para uso de nematicidas:
O uso de nematicidas deve ser realizado com cuidado e de acordo com as recomendações específicas para cada cultura e tipo de nematóide presente no solo. Aqui estão algumas orientações gerais para o uso adequado de nematicidas.
- Identificação dos nematoides: é importante identificar corretamente a espécie de nematoide presente no solo, uma vez que diferentes nematicidas podem ser eficazes contra diferentes espécies. Isso é feito através de análises laboratoriais do solo.
- Rotação de culturas: a prática de rotação de culturas é útil para reduzir a pressão dos nematoides no solo. Algumas culturas podem ser menos hospedeiras dos nematóides ou até mesmo inibidoras do desenvolvimento das pragas.
- Dose e aplicação: os nematicidas devem ser aplicados de acordo com as dosagens recomendadas pelo fabricante e seguindo as práticas de aplicação adequadas, seja incorporando-os ao solo antes do plantio ou aplicando-os em sulcos próximos às raízes das plantas.
- Momento de aplicação: o momento da aplicação é importante para garantir a eficácia do nematicida. Em geral, a aplicação antes do plantio é mais comum, para proteger as raízes em crescimento das plantas.
- Momento de aplicação: o momento da aplicação é importante para garantir a eficácia do nematicida. Em geral, a aplicação antes do plantio é mais comum, para proteger as raízes em crescimento das plantas.