Planejamento de safra: 07 pilares que todo agricultor precisa conhecer
Conheça os principais componentes que devem fazer parte dos processos de gestão agrícola, independente do cultivar e da região onde sua lavoura está inserida22 de julho de 2022A boa qualidade da cultura e o sucesso da colheita depende de uma série de elementos. Um dos mais importantes é o planejamento de safra. Afinal, é por meio dele que o produtor é capaz de determinar as melhores estratégias de gestão rural.
Você sabe o que é, como funciona e o que deve estar presente em um plano agrícola? Selecionamos as principais informações e orientações para que você encontre a resposta e transforme esse conteúdo em prática. Confira a seguir.
O que é planejamento de safra
O planejamento de safra é um dos pilares do plano agrícola, que consiste em administrar a lavoura de forma assertiva. Basicamente, ele se refere à percepção que o produtor deve ter a respeito do processo de produção, do preparo do solo para o plantio, até a colheita e armazenamento do produto agrícola.
Em outras palavras, ele implica na união entre teoria e prática e serve como um roteiro para te ajudar a cumprir seus objetivos em cada etapa do processo. Dessa forma, você será capaz de saber o ponto de partida e o percurso que deve traçar para atingir as metas.
Principais ações que constituem o planejamento
Entre as ações que compõem um bom plano de safra, podemos mencionar 4 que fazem parte dos pilares de toda lavoura. É importante que você compreenda que, para cada uma, existem um conjunto de micro ações que a ela estão ligadas.
Avaliação do solo: Permite que o produtor identifique as propriedades da terra, quantidade de nutrientes, fertilidade, índice de erosão e condições propícias para determinado cultivar de acordo com a região e época do ano.
Monitoramento de pragas: Auxilia na identificação de insetos, nematóides, pragas, plantas daninhas, entre outros invasores que podem ser uma verdadeira ameaça ao desenvolvimento da cultura.
Gestão operacional: Abriga todos os recursos necessários para que a cultura se desenvolva dentro do período estabelecido. Dessa forma, a gestão envolve trabalhadores rurais, equipamentos, maquinário, softwares, entre outros.
Cultivar: Engloba, desde a escolha do cultivar mais apropriado para a região, com foco nas condições climáticas e do solo. Também deve contemplar a qualidade das sementes, capacidade operacional e rentabilidade da safra.
Gestão de crise: Diz respeito às medidas que devem ser tomadas em caso, por exemplo, de adversidades climáticas, ataque de pragas, estiagem ou até mesmo em condições referentes à exportação de produtos, como ocorrido durante a pandemia.
Gestão Financeira: Envolve os cálculos que o produtor deve fazer a respeito do investimento em sementes, defensivos agrícolas, máquinas, funcionários, irrigação, monitoramento, tecnologia digital, entre outros.
Tecnologia digital: Os recursos disponibilizados pela tecnologia digital têm sido cada vez mais usados para aprimorar os processos produtivos no campo e, portanto, otimizar as decisões direcionadas pelo planejamento de safra.
Graças a softwares de inteligência artificial, como Climate FieldView™, que facilita o mapeamento e gerenciamento de uso de maquinário, irrigação e aplicação de defensivos agrícolas, é possível promover uma gestão mais eficiente, do início ao fim do cultivo.
Isso sem contar que a agricultura 4.0 conta com dispositivos avançados de agricultura de precisão, análise de imagens obtidas via satélite, monitoramento em tempo real e gestão automatizada de equipamentos.
Todos esses elementos vão te ajudar a tomar decisões conscientes e evitar perdas de produtividade e lucratividade. Vale dizer que um bom planejamento de safra é fundamental para reduzir custos e manter a sustentabilidade do seu agronegócio.
Com isso, você estará preparado para lidar com imprevistos de distintas origens, seja em relação, por exemplo, à estiagem, controle de pragas, preço de comercialização, entre outros.
Pronto para colocar seu planejamento de safra em prática? Lembre-se de acompanhar as principais notícias agrícolas e tomar as decisões com base na qualidade da sua lavoura e na rentabilidade dos seus produtos.