Lavoura protegida: Ministra Tereza Cristina fala sobre Seguro Rural
Entenda a relação entre o clima e a produção agrícola. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, fala ainda sobre programas disponíveis para os produtores brasileirosA agricultura brasileira é marcada por uma busca incessante pela resiliência, que inclui a capacidade das culturas em resistir ou se adaptar às adversidades do clima e condições ambientais.
"Nos últimos anos, com essa agricultura tropical que foi desenvolvida para o nosso país, temos visto os bons resultados e a eficiência do agro brasileiro. O Brasil pode, cada vez mais, ter uma competitividade maior e ser o celeiro do mundo. A agricultura brasileira é movida à ciência", afirma a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Nesse sentido, os avanços nos estudos da área de genética e biotecnologias têm um importante papel no desenvolvimento de variedades mais tolerantes a altas temperaturas e a longos períodos de estiagem, o que é imprescindível para o aumento sustentável da produção agrícola nas próximas décadas.
Para o produtor que deseja proteger sua lavoura, principalmente das adversidades do clima ou da alta de preços, existem algumas ferramentas de mitigação de gestão de risco. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, foi entrevistada pelo programa para falar sobre a importância do seguro e os benefícios disponibilizados pelo governo federal aos agricultores. "Nós temos o Programa do Seguro Rural (PSR), o Proagro para o pequeno agricultor e o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para que o produtor, em cada município, saiba exatamente a janela de plantio que ele pode utilizar. Até para ele tomar o seguro, é necessária essa política do Zoneamento Agrícola de Risco Climático", explica a ministra Tereza Cristina.
Entre essas ferramentas, a principal é o seguro rural, destaca Pedro Loyola, Diretor da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). "Esse programa proporciona a produtores, tanto pessoas físicas como jurídicas, o acesso ao benefício, que é uma subvenção de 20% para a cultura da soja e 40% para as demais atividades e culturas", conta Loyola.
O seguro rural pode ser personalizado de acordo com as necessidades do seu negócio, proporcionando maior autonomia com a segurança que sua lavoura merece. De acordo com Loyola, o seguro rural é, hoje, um instrumento que proporciona ao produtor uma renda constante e um fluxo de caixa sem que ele adquira dívidas com seus fornecedores. Ao longo do tempo, o seguro também induz o produtor a ter mais tecnologia em sua propriedade, de forma que aumenta a sua produtividade e renda por meio desses instrumentos.
O crescimento acelerado da contratação do seguro ruralé uma realidade e, atenta a essa demanda, a divisão agrícola da Bayer teve a iniciativa pioneira de oferecer subvenção privada ao agricultor. "Entendendo a relevância desse tema, a Bayer é a primeira empresa privada a lançar a subvenção privada para contratação de seguro agrícola, um incentivo adicional aos clientes participantes do nosso programa de relacionamento, que pode chegar até 15% de desconto na contratação da apólice", conta Fábio Prata, Diretor de Marketing da Bayer.
A contratação do Seguro Agrícola Impulso Bayer foi simplificada. Na plataforma, a linguagem e o fluxo do processo trazem simplicidade e transparência ao agricultor.
Segundo Prata, o processo consiste em apenas quatro etapas: a simulação, a proposta, a revisão e a confirmação. Ao final do processo, o produtor pode sair com sua apólice na mão.
Além disso, a contratação do serviço fica ainda mais atrativa utilizando pontos do Impulso Bayer. "Com o programa de relacionamento Impulso Bayer, o produtor acumula pontos a cada vez que compra produtos Bayer e faz o cadastro de suas notas fiscais. Se o agricultor tiver pontos suficientes, ele pode realizar o resgate apenas com a utilização dos pontos ou ainda pode utilizar pontos e dinheiro, fazendo o pagamento apenas do valor adicional, caso necessário", explica o Diretor de Marketing.
A ministra da Agricultura aprova iniciativas como a da Bayer, que por meio do seguro privado, amplia o acesso desse serviço aos produtores: "Eu fiquei muito feliz quando soube que a Bayer começou a fazer um programa próprio para atender seus clientes. É isso que a gente quer, mais empresas fazendo o que a Bayer inova ao trazer para o mercado brasileiro", acrescenta Tereza Cristina.
Outra ferramenta que pode auxiliar no monitoramento das condições climáticas é a plataforma Cultivo Inteligente da Agrosmart, que permite acompanhar o regime de chuvas na fazenda, revelando os horários e a quantidade incidente em cada talhão.
"Eu enxergo o desenvolvimento do agro brasileiro com bastante otimismo porque os agricultores brasileiros, hoje, são altamente tecnificados, conhecem a gestão do seu negócio. Nós temos muitos mercados abertos, preços bons e isso faz com que o produtor brasileiro acredite no seu negócio e plante", conclui a ministra Tereza Cristina sobre as perspectivas para o agronegócio em 2022.