Quebrando paradigmas, Melissa Leal mostra a importância da mulher no agro
Formada em direito, Melissa decidiu seguir a tradição da família no campo e fez os negócios prosperarem. Acesse e confira o artigo completo no Blog do Agro.Jovem, decidida e dedicada. Esse é Melissa Leal que, hoje, é uma das principais referências femininas do agro, gerindo a propriedade familiar em Primavera do Leste, no Mato Grosso.
"Tem muitas propriedades sendo lideradas por mulheres, tem muitas mulheres dando o melhor de si. Eu digo que quando uma mulher é boa, ela é muito boa", comenta Melissa.
Ela conta que a vocação para o trabalho no campo começou muito cedo, foi uma semente que os pais plantaram. O convite formal para trabalhar na fazenda veio pouco depois de se formar no curso de direito. Melissa aceitou e ganhou carta branca para administrar o negócio.
Os anos se passaram, veio uma safra atrás da outra, e a família começou a colher os resultados satisfatórios de sua gestão, o que a deu ainda mais certeza de estar no caminho certo.
O dia a dia na fazenda
A rotina de Melissa se divide entre o escritório e o campo. Responsável pela parte administrativa e financeira, ela também vai bastante à fazendapara acompanhar de perto o plantio e a colheita. Ela acredita que, no agro, é importante fazer de tudo um pouco.
Nelson Leal, irmão de Melissa e sócio proprietário na Fazenda Santa Fé, conta que além de parceira nos negócios, ela também é uma amiga dedicada e fiel, que reúne muitas qualidades.
O pai deles, César Leal, ressalta que trabalhar com Melissa é se superar todo dia, pois ela é muito eficiente no que faz e sempre busca a perfeição, seja no escritório ou na lavoura.
A fazenda da família é voltada, desde 2015, para o cultivo de milho e sempre contaram com a parceria da Bayer na lavoura.
Para Melissa, a maior lição ao trabalhar com o agro é acreditar no que se faz: "Às vezes, a gente pode empregar nossa melhor semente, o nosso melhor adubo, cuidar daquele cultivar com os melhores químicos que existem, mas se o tempo não cooperar, nada vai para frente. Então, eu acredito que o que o agro traz de extremamente positivo é isso: fazer o seu melhor e confiar que dali para frente as coisas vão fluir."
O conhecimento é outro pilar muito importante para Melissa. Ela diz que é fundamental estudar e se aprofundar no assunto para, assim, entregar resultados. O reconhecimento é uma consequência dessa semente cultivada com muita dedicação.
Dia Internacional da Mulher Rural
No dia 15 de outubro comemora-se o Dia Internacional da Mulher Rural e a mensagem que Melissa deixa para as mulheres que trabalham com o agro é de que sejam positivas, amem aquilo que fazem, trabalhem incansavelmente e tenham resultados para apresentar.
Assista ao episódio completo e participe deixando sua curtida e comentário. Vamos, juntos, fortalecer a comunicação do agro brasileiro.