Blog do Agro

Embarque de grãos a todo vapor!

Confira como está a situação logística no Brasil e nos Estados Unidos, os dois maiores exportadores de grãos do mundo30 de agosto de 2024 /// 7 minutos de leitura

O Brasil aumentou o volume dos fretes rodoviários para o agro em 13,7% no primeiro semestre do ano. Na comparação com a mesma época de 2023, foram 4,8 milhões de ofertas registradas. O principal motivo do crescimento foi o volume transacionado de soja, que dobrou nesse período.

Somado a esse cenário, os preços para o transporte de grãos praticados nas principais rotas do país registraram alta em julho, com exceção do Paraná, onde a demanda por fretes foi negativa.

A elevação é influenciada pelo avanço da colheita de milho segunda safra, a necessidade de abertura de espaço nos armazéns, além da demanda aquecida por soja e alta no preço do diesel, segundo o boletim logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


Cenário logístico nos EUA

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o transporte ferroviário de grãos somou 22,5 mil vagões na semana encerrada em 10 de agosto. Um aumento de 12% em relação à semana anterior, e alta de 24% na comparação ao mesmo período em 2023.

O volume de embarques também está a todo vapor, alcançando 1,15 milhão de toneladas, uma alta de 12% ante a semana anterior e de 1% diante da média das outras quatro semanas anteriores. No período, 21 navios foram carregados com grãos em terminais do golfo, 17% a mais na comparação anual.

É esperado que altos volumes continuem a ser movimentados nos Estados Unidos, com a colheita da safra 2024/2025 batendo à porta. As condições das lavouras apontam para um bom volume de oferta. De acordo com o relatório de progresso de plantio divulgado recentemente pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), até o dia 25 de agosto, 67% das lavouras de milho estavam em condições boas ou excelentes, contra 56% do ano passado.

Para a soja, 68% das plantas estavam boas ou excelentes, ante 58% em 2023. No algodão, o nível cai para 42%, mas ainda acima dos 35% observados no mesmo período do ano anterior.

"O Brasil teve um aumento muito grande do volume de grãos, o que colocou mais pressão sobre nosso sistema ferroviário, rodoviário e portuário, que não cresceu na mesma magnitude. O investimento público privado precisa aumentar nessa área para o Brasil ter mais competitividade, lembrando que estamos longe dos principais mercados compradores", comenta o professor Marcos Fava Neves sobre os desafios logísticos no Brasil.


Giro de notícias do agro

A produção de algodão deve ser 11% maior na safra 23/24, em relação ao último ciclo. A estimativa é de 3,5 milhões de toneladas, principalmente por conta da boa produtividade na Bahia.

Geadas no Sul do Brasil colocam produtores de trigo em alerta. Se por um lado o fenômeno climático pode contribuir para o plantio da cultura, por outro, pode afetar as lavouras em fase reprodutiva.

Mais de 2 mil focos de incêndio foram identificados em canaviais na última semana. O fogo atingiu cerca de 59 mil hectares das lavouras paulistas e os prejuízos para a cultura devem chegar a 350 milhões de reais.

exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.