Blog do Agro

Atvos: combustível verde para mover o mundo

Conheça a empresa que é uma das maiores produtoras de biocombustíveis e, em parceria com a Bayer, tem impulsionado o conhecimento no campo
02 de julho de 2024 /// 12 minutos de leitura

Investir no potencial humano é crucial para a sustentabilidade e a eficiência das empresas. Um exemplo disso é a iniciativa Alimentando o Conhecimento, uma parceria entre a Bayer e a Atvos, que tem alcançado excelentes resultados na capacitação de profissionais envolvidos nas atividades agrícolas.

“A Atvos tem o propósito de produzir energia limpa para mover o mundo e transformar vidas. Também queremos ser reconhecidas como uma das protagonistas na transição energética, promovendo o etanol brasileiro em um biocombustível internacionalmente, como uma das principais soluções para descarbonizar grandes economias do mundo”, ressalta Fábio Marquesini, gerente agrícola da unidade Santa Luzia.

Essa unidade da Atvos fica em Nova Alvorada do Sul, município com a maior extensão de terras produtivas para a cultura de cana-de-açúcar no Brasil. Além disso, a empresa, que nasceu em 2007, hoje é uma das maiores produtoras de biocombustível do país.


Parceria que impulsiona o conhecimento

Durante esse intenso processo de transformação pelo qual a Atvos tem passado, a Bayer tem sido uma importante aliada. “A parceria com a Bayer sempre existiu, mas a partir do ano de 2019 esse processo foi mais efetivo no campo com as parcerias com os assistentes técnicos de vendas participando mais do nosso dia a dia”, conta o gerente agrícola.

Ainda segundo ele, a Bayer teve uma importante contribuição não somente com a oferta de produtos, mas com serviços, consultorias e assessorias técnicas, além do auxílio na capacitação de pessoas no programa Alimentando o Conhecimento.

“O Alimentando o Conhecimento surgiu com a necessidade que o setor tem de capacitar a mão-de-obra de base, que são as pessoas que estão no dia a dia nas operações, fazendo acontecer. Com isso, nós levamos essa estrutura que é itinerante para os nossos clientes e da qual a Atvos foi o pioneiro", diz Beatriz Torres, representante de vendas da Bayer.

O projeto Alimentando o Conhecimento começou com uma carga horária de oito horas por dia. Já foram realizados cursos com seis turmas, com a capacitação de trezentas pessoas. Agora, estão programadas mais 10 turmas até o início de agosto, alcançando mais de quinhentas pessoas, ou seja, 800 no total.

"Esse projeto vai acontecer nessa rodada em oito unidades. São dois eventos por unidade e nós temos uma estimativa de treinar, praticamente, 100% da mão-de-obra voltada a pragas e plantas daninhas”, explica Beatriz.


Diferenciais e resultados do programa

Na prática, o programa se destaca e tem trazido vantagens mútuas. Ao destacar os propósitos de cada atividade agrícola, trazer conteúdos técnicos e motivacionais de forma lúdica e dinâmica, os colaboradores compreendem que são fundamentais para o aumento da eficiência e produtividade das operações agroindustriais.

Essa melhoria fortalece o desempenho das empresas envolvidas e serve ainda como uma prova do valor e da qualidade dos produtos Bayer. Dessa forma, o Alimentando o Conhecimento não apenas enriquece a experiência dos colaboradores, mas também impulsiona o sucesso e a competitividade no setor.

“Essa parceria tem proporcionado alta produtividade. Nós tínhamos, há uns dois anos, uma média de 62 toneladas de cana por hectare. Atualmente, estamos com 85 toneladas por hectare na média, com unidades com até 95 toneladas por hectare. Ou seja, é uma parceria que tem dado resultado", conclui Fábio Marquesini.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.