Blog do Agro

Armazenagem de grãos: desafios da próxima safra

Saiba como deve ficar a capacidade dos armazéns na próxima safra, quais serão os impactos para os produtores e o que fazer nesse cenário
19 de julho de 2024 /// 10 minutos de leitura
O déficit da armazenagem de grãos no Brasil é de 124 milhões de toneladas, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária.

A colheita do milho safrinha está em ritmo acelerado no Brasil. No levantamento mais recente feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), cerca de 74,2% das lavouras já haviam sido colhidas até o dia 15 de julho, contra 39,3% no mesmo período do ano passado. Esse cenário chama a atenção para um desafio no agro: a armazenagem de grãos.

A capacidade de armazenagem agrícola aumentou 4,7% no segundo semestre de 2023, totalizando 210,9 milhões de toneladas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil estima que o déficit da armazenagem de grãos é de 124 milhões de toneladas, o que representa 37% da produção total.

Essa falta de infraestrutura resulta em prejuízos anuais ao agronegócio, chegando a 11,5 bilhões de reais no milho e 19 bilhões na soja. São cerca de 30,5 bilhões de reais perdidos pela deterioração dos grãos, problemas de escoamento e espera prolongada nos portos. Além disso, o produtor fica vulnerável sem estrutura de armazenamento, já que não tem a opção de escolher o melhor momento para comercializar o produto, ficando sujeito à volatilidade de preços.


Armazenagem é estratégica para os produtores

Em Mato Grosso, estado com a maior produção de grãos do país, mesmo com a expectativa de colheita menor em 2024, o déficit de armazenagem persiste.

Para a temporada 2024/2025, a estimativa é de que o volume seja maior, já que a produção de soja deve aumentar. De acordo com dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o estado deve produzir 43,7 milhões de toneladas da oleaginosa, ou seja, cinco milhões de toneladas adicionais. Com isso, a Aprosoja Mato Grosso, associação dos produtores de soja e milho do estado, ressalta a utilização do silo-bolsa como uma ferramenta de baixo custo e que pode ajudar o produtor a superar esse gargalo.

O professor Marcos Fava Neves destaca que, nas últimas safras, o Brasil teve grande expansão em termos de área e produtividade de grãos. Foram mais de 15 milhões de novos hectares, mas o investimento em armazenagem, apesar de ter aumentado, não acompanhou esse crescimento. "Isso mostra o quanto a armazenagem de grãos na fazenda é estratégica porque vai permitir manter os estoques, comercializar os produtos nos melhores momentos, com melhor frete e mantendo a eficiência operacional para não enfrentar filas nos portos. Neste momento em que o Brasil está conquistando participações de mercado expressivas, capacidades maiores de armazenagem são importantes até na questão de preços", comenta o Doutor Agro.


Giro de notícias

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes de junho aumentou 8%. Isso representa uma relação de troca mais apertada para o produtor, e o cenário ocorre por conta da queda das commodities e do aumento do preço dos fertilizantes.


As chuvas nas regiões citrícolas de São Paulo dão alívio aos produtores após semanas de estiagem. Nessas áreas, as floradas já podem começar a se abrir, mas ainda é necessária maior umidade em outros locais.


33% da safra de café 2024/2025 já foi comercializada. Esse resultado supera o registrado no mesmo período do ano passado. Os preços mais altos e a perspectiva de que a safra seja menor contribuem para esse cenário.


Proteja-se contra a falsificação no agro!

A Bayer criou um selo de segurança para proteger as sacarias de sementes. Para identificar a originalidade, baixe o aplicativo gratuito Bayer Seal Scan, disponível no Google Play ou App Store. É o mesmo app utilizado para as embalagens plásticas de defensivos agrícolas Bayer.

Fique atento ao selo de segurança Bayer que contém um holograma e um QR code. Com o aplicativo, escaneie o QR code do selo, se for válido, é original. Caso contrário, o produto é falsificado!

Qualquer dúvida ou problema, entre em contato conosco pelos canais de atendimento disponíveis de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, no Converse Bayer número 0800 011 5560 (telefone ou Whatsapp), ou na área de contato do nosso site agro.bayer.com.br/contato.


Inscrições abertas para o Prêmio Mulheres do Agro

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mulheres do Agro! A iniciativa é idealizada pela Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio para reconhecer produtoras rurais que realizam uma gestão sustentável. Podem participar gestoras de fazendas de todos os tamanhos, regiões e culturas do Brasil.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.