4 dicas para os preparativos de um bom plantio de algodão
Do preparo do solo à hora do plantio, saiba o que você precisa fazer para atingir todo o potencial produtivo da sua lavouraVocê sabia que plantas de algodão cultivadas a partir de sementes com alto vigor e germinação podem produzir de 10% a 20% a mais, se comparadas às de baixa qualidade fisiológica?
Para aproveitar todo o potencial produtivo da sua lavoura, destacamos quatro recomendações sobre as práticas pré-plantio de algodão para intensificar os resultados na hora da colheita!
Preparo do solo: o que considerar
A primeira dica para o pré-plantio de algodão é cuidar do solo. O preparo adequado é primordial para proporcionar as condições físicas e químicas ideais para que a planta tenha uma boa brotação e desenvolvimento.
Para isso, é necessário realizar análises de solo cerca de 90 dias antes do plantio, a fim de observar se há necessidade de correção com gessagem e calagem, e para o cálculo de adubação no momento da semeadura do algodão.
Além disso, cerca de dois meses antes do plantio, indica-se a realização do preparo de solo com maquinários caso seja avaliada a necessidade de descompactação, uma vez que as raízes do algodoeiro são sensíveis a solos compactados.
A escolha do terreno em áreas planas que favoreçam a drenagem e a mecanização também são pontos que devem ser considerados.
Por outro lado, em áreas de plantio direto, essa operação não é realizada por conta da presença de palhada no campo que, por sua vez, irá auxiliar na manutenção da temperatura, estrutura do solo e maior proteção contra radiações solares fortes.
Nesta prática, é recomendado fazer a dessecação pré-plantio de algodão duas a três semanas antes da semeadura para impedir a interferência das plantas daninhas e iniciar a cultura no limpo.
Como determinar a época do plantio
É importante planejar a época do plantio de algodão, pois certas fases fenológicas da planta – como o florescimento e o enchimento das maçãs – são muito sensíveis ao déficit hídrico.
Por isso, é recomendado consultar o Zoneamento Agroclimático disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que determina o período de semeadura de algodão para cada região, de modo que as condições climáticas sejam favoráveis para o cultivo em cada etapa.
A escolha das sementes
A implantação de sementes com boa germinação e alto vigor são essenciais para um estande alinhado e uniforme.
"O próprio nome diz: ela é certificada porque segue uma série de regras para ser produzida. O primeiro ponto é que tem que ter pureza. Com uma semente certificada, você tem certeza de que alguém tomou conta para que isso acontecesse. Outro ponto é a sanidade. Hoje, não se vende semente certificada que não tenha um atestado de sanidade, outro aspecto fundamental", ressalta Ciro Antonio Rosolem, professor da Unesp.
Deltapine é a marca com o maior banco de germoplasma de sementes de algodão do mundo, trazendo inovação e resultados comprovados com altos tetos produtivos e qualidade de fibra, como conta o representante de marketing da Bayer, Samir Gomes da Costa. "Um dos benefícios da Deltapine é o equilíbrio entre a produtividade e a qualidade de fibra. Não adianta lançar uma variedade que tem qualidade de fibra para o mercado se não explorar um teto produtivo que agregue produtividade para os diferentes ambientes do Brasil."
Além disso, Deltapine conta com três variedades da nova biotecnologia Bollgard® 3 RRFlex, que oferece ampla proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura, como a falsa-medideira, curuquerê, lagarta rosada e lagarta-da-maçã, além de adicionar proteção contra espécies de lagartas dos complexos Spodoptera e Helicoverpa.
Para o controle de plantas daninhas, o produtor tem flexibilidade para usar o herbicida glifosato em seu manejo. Essa biotecnologia - incluindo todas as gerações - é a marca líder com 50% do mercado.
E atenção: a mais nova variedade DP 1949 B3FR, tem como pontos fortes produtividade e elevada estabilidade, rendimento de fibra e adaptabilidade tanto na safra como na segunda safra.
Chegou a hora do plantio!
Depois de escolhida a semente ideal, as operações de plantio devem ser feitas com espaçamento e profundidade.
É fundamental utilizar sementes grafitadas e tratadas com fungicidas e inseticidas para facilitar a operacionalização.
A calibração da máquina semeadora deve ser feita levando em consideração a porcentagem de germinação e vigor da semente. Esse manejo integrado irá contribuir para o máximo aproveitamento do potencial da sua lavoura de algodão.